GAE1: O objetivo principal desse guia foi nos apresentar as linguagens de programação com utilização de algorítimos básicos. Também nos foi apresentado o PascaL e alguns de seus comandos, neste caso o de controlar o robo e fazer com que ele desenhe uma linda, faça um giro em determinados graus ou ande paços.
Em geral foi uma atividade fácil nada realmente muito dificíl, só a parte de acostumar com os comandos e as particularidades da programação em PascaL. Gostei do desafio do termômetro achei bem legal e útil, evita de fazer alguns cálculos de conversão!
GAE2: O objetivo desse guia foi principalmente mostrar a estrutura de um algorísmo, a lógica para a resolução de um problema, a linguagem que devemos utilizar para que o computador entenda e faça o que queremos e a forma como o usário utilizaria o programa através da interface. Em geral as atividades foram boas, deu pra se ter uma ótima idéia do que é um algorismo e sua função. Nenhum exercício difícil.
GAE3: o Guia três nos mostrou as diversas variáveis com as quais podemos trabalhar dentro do ambiente PascaL. E aprendemos a ultizar o comando de repetição FOR, que nos auxilia quando repetimos determinado comando diversas vezes.
Achei muito bom fazer o programa para desenhar o círculo, realmente interessante. Já o do triângulo não foi tão interessante assim e foi bem fácil. O programa para calcular a ideda parecia ser dificil se levar em consideração o mês em que o programa estaria sendo utilizado para calcular a idade da pessoa, porque dependendo do mês a pessoa poderia ter um ano a mais já e no final acabei não considerando essa variação.
GAE4: Aprendemos as estruturas básicas do desenvolvimento de um programa, sequencial, repetitiva e alternativa, estruturas essas que tornam o desenvolvimento mais eficaz.
Gostei bastante do programa para criar um polígono qualquer a partir da quantidade de lados e do comprimento dos lados, muito legal mesmo! Já o programa de calcular a idade foi realmente chato e difícil. O mais fácil foi o exercício para corrigir o erro que continha no programa que calcula a nota de um aluno e diz se ele está aprovado ou reprovado. O PascaL tem certas peculiaridades com relação a forma com que apresentamos os dados, o que da certa dor de cabeça para resolver e outro problema é acostumar com o formato da estrutura. Mas em geral foram exercícios bem legais de fazer.
Aulas de Programação
terça-feira, 4 de maio de 2010
domingo, 4 de abril de 2010

program desafio10fvm;
begin
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(45);
un;
pfrente(30);
ptras(30);
ul;
pfrente(30);
pdireita(45);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(45);
pfrente(30);
pdireita(45);
un;
pfrente(100);
ul;
pdireita(90);
pdireita(45);
pfrente(30);
pdireita(45);
pfrente(100);
pdireita(-90);
un;
pfrente(100);
ul;
pdireita(-135);
pfrente(30);
pdireita(45);
un;
pfrente(100);
pdireita(-90);
pfrente(100);
pdireita(-135);
pfrente(30);
pdireita(-90);
pdireita(45);
ul;
pfrente(100);
end.
Marcadores:
Aulas de Programação,
Cubo,
PascaL,
UFMG
Shift
Shift: http://www.haznosblog.kit.net/2008/shift/
Open door: http://www.kongregate.com/games/soapaintnice/open-doors
Open door: http://www.kongregate.com/games/soapaintnice/open-doors
Eu escolhi o jogo Shift. É um jogo muito fácil de se jogar não tive dificuldade em aprendê-lo. As instruções são ótimas porque além de apresentar o texto com a função dos botões você ainda tem que usá-los nessa situação, dessa forma fica fácil saber o que cada um faz, essa instruções são apresentadas nas primeiras fases do jogo, após essas fases você fica por conta própria contando somente com sua esperteza para ultrapassar os obstáculos de cada fase do game. Apesar de ser de acordo com a função da tecla shift, o texto de cabeça para baixo ,apresentado na primeira fase que se usa a tecla shift, é um pouco chato de se ler devido ao fato de estar de cabeça para baixo e ainda ter uma fonte diferenciada e pouco legível, fora esse fato, o jogo é realmente muito bom e bem feito.
Marcadores:
Jogos,
Trabalhos acadêmicos,
UFMG
sexta-feira, 26 de março de 2010
Resultado da atividade 3
Sequencial Concreto (SC) :32
Sequencial Abstrato (SA): 32
Aleatório Abstrato (AA) : 64
Aleatório Concreto (AC): 32
Sequencial Abstrato (SA): 32
Aleatório Abstrato (AA) : 64
Aleatório Concreto (AC): 32
O resultado da atividade me classificou como um AA, Aleatório abstrato, não concordo com o resultado, principalmente quando na descrição de AA consta o seguinte trecho "O mundo real para os aprendizes AA é aquele dos sentimentos e das emoções." Não me considero uma pessoa que vive em um mundo de emoções e sentimentos, sou mais racional. Considero-me mais como um SC, no qual a realidade é tida através daquilo que se pode sentir, cheirar, ver etc, visto que sou muito cético com relação ao que eu não vejo ou possa provar.
Assinar:
Postagens (Atom)